Hotéis batem recorde de ocupação em Pernambuco

A ocupação dos hotéis no Recife e no Litoral Sul tem batido recordes nesta temporada. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), a média de ocupação no Litoral Sul chega a 95%, enquanto no Recife mantém-se na faixa dos 85%. O resultado é cerca de 4% maior que o registrado no mesmo período de 2011 e foi alcançado bem antes do previsto. Para o carnaval, a expectativa é que os índices nos hotéis da Região Metropolitana e do litoral atinjam os 100%.

No interior, o percentual de reservas para as festas de Momo já é 10% maior do que no ano passado. “As pessoas estão cada vez mais antecipando as reservas. Para o carnaval, no Portal de Gravatá já estamos com 80% dos quartos preenchidos desde o início de janeiro”, analisa o hoteleiro Eduardo Cavalcanti, presidente ABIH-PE. Ele diz que, em janeiro, especialmente nos fins de semana, hotéis de praias badaladas, como Porto de Galinhas e Tamandaré, têm registrado ocupação máxima e ressalta que a média de turistas tem se mantido nos últimos anos.

Nos hotéis do Grupo Pontes, as reservas para o verão 2011/2012 cresceram 12,82% até outubro do ano passado. A quantidade de pré-reservas confirmadas chegou a 88% no Summerville, em Porto de Galinhas. No mesmo mês de 2010, 75% dos quartos estavam com ocupação garantida para a alta temporada. “Fizemos promoções com descontos para quem confirmasse a reserva até o fim de setembro. Devemos fechar a temporada com média de ocupação de 94% e para o carnaval, até 30 de dezembro, tínhamos 63% de ocupação para este período”, destaca Sérgio Paraíso, gerente de marketing do Grupo Pontes.

Nos hotéis do Recife, a média no mês de janeiro deve fechar em 85%. Formado por um público com perfil corporativo, em grande parte, o resultado também deve se consolidar com um crescimento de três pontos percentuais na ocupação. “Para o carnaval é que devemos repetir os 100%”, completa Paraíso, explicando que o aumento da demanda também se reflete nas contratações para a alta temporada, com um incremento entre 10% e 15% no número de funcionários.


Entre as funções mais solicitadas estão as da área de governadoria (camareira e limpeza), garçom e auxiliar (cumin) e cozinheiros. Pelo menos metade dos profissionais contratados para a alta estação costumam ser aproveitados em um dos hotéis do grupo depois do serviço temporário. Quem tiver interesse numa dessas vagas para a próxima temporada, deve se candidatar nos meses de julho e agosto. A seleção normalmente acontece no mês de setembro e o treinamento, em outubro.

Paraíso explica que a estratégia de atração dos turistas segue um planejamento anual, que inclui participação em feiras internacionais e treinamento de agentes de viagens no exterior. “Estamos seguindo agora para a Fitur, na Espanha, em busca de maior atração junto aos mercados da Alemanha, Rússia, Itália e França – que utilizam os voos da TAP para chegar a Pernambuco. Em Portugal, depois, vamos participar do treinamento de 270 agentes de viagens. É um trabalho contínuo de promoção para garantir a média de ocupação.”

Fonte: Diario de Pernambuco

One thought on “Hotéis batem recorde de ocupação em Pernambuco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s