Top 5 São Paulo

Quase todo brasileiro conhece São Paulo e já deve ter ido à cidade pelo menos uma vez. Seja a trabalho ou para passear, a maioria das pessoas que conheço já aterrisaram por lá (rimou!).

Uma amiga minha, porém, nunca foi à terra da garoa e me ligou pedindo dicas de Sampa. Disse a ela que eu não era a pessoa mais indicada para isto, pois só fui à capital paulista duas vezes (e da segunda vez passei mais tempo trancada na Folha de S. Paulo do que curtindo a metrópole). Isso sem contar as várias vezes que só passei pelo Aeroporto de Guarulhos, aquela coisa tenebrosa que mais parece uma rodoviária. Tenho pavor!!

Mesmo assim, disse que ia pensar e escrever um post sobre as “paradas obrigatórias” de Sampa especialmente para ela. Então, Camila, este post vai para você.

São Paulo não é uma das minhas cidades favoritas (e olhe que eu sou bem urbana, adoro um agito e cidade grande). Acho a cidade um pouco “feia”, confesso. Parecia que a maioria dos lugares que eu passava era a Rua Imperial, do centro do Recife hahahaha

Claro que existem lugares belíssimos. A Avenida Paulista, por exemplo, me deixou de boca aberta. Achei muito organizada. Na minha cabeça, era bem bagunçada…

Além disso, é um lugar com uma vida cultural invejável. Recife ainda tem que “crescer” muuuuito pra ter a quantidade de cinemas, shows, teatros, musicais, museus. Sem falar dos restaurantes de lá, que formam o maior polo gastronômico do Brasil.

Bom, vamos logo ao meu Top 5 de São Paulo com as cinco dicas básicas para quem vai até a cidade. Quem tiver mais dicas e conhecer SP melhor que eu, pode deixar nos comentários.

1. Museu do Ipiranga

Vale só pelo jardim. Um programinha bem light!

2. Mercado Público

Tem que ir no Mercadão, né? Super básico! E tem que comer o pastel, o sanduíche de mortadela e o bolinho de bacalhau, hein?

3. Oscar Freire, 25 de Março, shoppings e afins

Tem que trazer muambas da 25 e riquezas da Oscar Freire, não é mesmo? Afinal, todo mundo adora uma comprinha…

4. Museu da Língua Portuguesa

Amei o Museu da Língua Portuguesa. Dá vontade de explorar cada cantinho… A exposição de Fernando Pessoa que estava rolando na época que fui era sensacional. Adoraria ter ido na de Clarice Lispector.

5. Theatro Municipal

Das vezes que fui a São Paulo, o Theatro Municipal estava passando por reformas. Só consegui ver a fachada em meio a andaimes e telas. As obras foram feitas para comemorar o centenário do edifício. O Theatro é considerado a grande casa de ópera da América Latina. São 14.262 vidros que compõem os conjuntos de vitrais, pinturas decorativas resgatadas com base em fotos antigas e  palco equipado com os mais avançados mecanismos cênicos. Morro de vontade de conhecer…

Até o próximo!!

A.

3 thoughts on “Top 5 São Paulo

  1. Também acho a maior parte de São Paulo feia, mas realmente é ótima para fazer coisas que adoro, como comer, comprar e ir ao teatro e cinema, então compensa.🙂

  2. Sou paulista e nunca morei em outra cidade! Concordo que São Paulo é um lugar difícil para se orientar, quem não está acostumado acha tudo muito longe e demora para aprender os caminhos. Mas existem lugares bonitos e com muita natureza, como o parque do Ibirapuera – que tem a Oca e a Bienal. Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca, que são um do lado do outro, estão recomendadíssimos, junto com Avenida Paulista e Rua Augusta (passeios culturais), Vila Madalena (bares), Liberdade (restaurantes orientais), o centro velho (onde fica o Municipal, o Mercadão, CCBB, etc.), Centro Cultural (Metrô Vergueiro). Em qualquer um desses pontos é fácil chegar de metrô ou de ônibus. Você vai encontrar comidas do mundo todo e uma vida cultural muito intensa, com cinemas, teatros e museus. Ah, e para quem tiver tempo também há coisas interessantes nos extremos norte e sul e nas cidades próximas (Embu das Artes, Paranapiacaba, litoral…). Abraço!

Deixe uma Resposta

